
OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE LINHAÇA:
O óleo de linhaça é composto na maior parte por Omega 3 e Omega 6, com um rácio de 1:3, ou seja, a quantidade de Omega 3 é três vezes superior à de Omega 6. O rácio ideal é 1:4, o que torna o óleo de linhaça numa fonte quase perfeita de gorduras saudáveis. Este balanço entre Omega 3 e Omega 6 promove a criação de prostaglandinas, corpos biológicos importantes que removem o sódio em demasia nos rins, o que reduz a retenção de líquidos, aliviando sintomas de período pré-menstrual.
A elevada quantidade de Omega 6 dá ao óleo de linhaça uma qualidade distinta, na prevenção dos problemas de saúde, actuando como um agente antioxidante e com a capacidade de renovar células.
O óleo de linhaça é usado frequentemente por diabéticos, pois ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a prevenir a obesidade, devido às fibras solúveis, que absorvem algumas substâncias como a glicose, eliminando os picos glicêmicos, o que é óptimo para quem quer manter uma dieta consistente. As fibras solúveis também servem de alimento às bactérias, organismos benéficos no cólon, que de outra maneira não conseguiriam prosperar de forma apropriada. As fibras também ajudam a reduzir o apetite, isso também é um ponto de ataque contra a obesidade.